Logo após inaugurar sua nova sede em Barra Mansa/RJ e a nova fábrica da empresa em Cariacica/ES, a Biosolvit – ou apenas Bio – acelera para se tornar referência em soluções de impacto sócio-ambiental no país.
Essa semana a Bio anuncia sua terceira aquisição em três anos, adquirindo a totalidade do capital social da Augen Engenharia SA, startup gaúcha multipremiada que se destaca no mercado de saneamento e tratamento de efluentes contaminados. As cifras podem chegar a R$ 48 milhões a depender do cumprimento de determinados objetivos ao longo dos próximos anos.
Com este movimento a Bio ingressa no mercado de soluções (software e hardware) para monitoramento e garantia de qualidade de água, tanto de consumo quanto de processos industriais. Desta forma, a companhia amplia seu portfólio de soluções sustentáveis, reforçando seu posicionamento estratégico e endereçando o desafio de liderar uma transformação sustentável na América Latina.
“Este movimento reforça nosso compromisso com a expansão do nosso negócio, aliando ciência e tecnologia na construção de soluções que tornam o mundo um lugar melhor para se viver”, explica Guilhermo Queiroz, CEO da Bio.
A Bio é uma companhia que vem crescendo fortemente através de 5 linhas que negócios, que passam por jardinagem sustentável, produtos para remediacao de acidentes com petróleo, filtros para tratamento de água, supressor de poeira e, agora, sistemas de monitoramento e dosagem para tratamento de água em ambiente doméstico e industrial.
“Este movimento vai nos permitir participar da construção de um sonho muito grande. Nós nos unimos à Bio para construir referência em nossos segmentos de atuação e criar um gigante sustentável”, explica Fabrício Santana, co-fundador e CEO da Augen.
A Bio já processa mensalmente 60 toneladas de fibras vegetais que seriam descartadas no meio ambiente. No que diz respeito ao tratamento de água, já potabiliza cerca de 270 milhões de litros d’água por mês com seus filtros, recolhe mais de 160 mil litros de óleo ou derivados mensalmente em pequenos acidentes industriais e, agora, trata mais de 90 milhões de litros de água em processos industriais mensalmente! São números que a posicionam como uma importante liderança entre as companhias de impacto latino-americanas.
“O que estamos fazendo tem grande impacto na sociedade e agrega ao nosso portfólio um conjunto de soluções inovadoras e disruptivas. Vamos voar!”, comenta Carolina Freitas, diretora de comunicação da empresa.
Os co-fundadores da Augen se unem à Bio para compor o time de executivos da empresa, trazendo consigo um amplo conhecimento em tratamento de água, desenvolvimento de hardwares, softwares e inteligência artificial.
“Nossa companhia cresceu 40x em 4 anos e estamos só começando! A partir da soma de esforços que este movimento nos proporciona, vamos ser uma referência em soluções que resolvem questões ambientais, aliando sustentabilidade e alta tecnologia na conquista dos nossos objetivos! É só o começo!”, comenta Ângelo Guerra, diretor de novos negócios do grupo.
Investida do GHT4, multi family office idealizado por Laércio Cosentino e dirigido por Rafael Cosentino, a companhia segue o ritmo de aquisições que notabilizou a saga de Laercio na construção de um gigante.
“A Bio tem uma proposta muito interessante, que une sustentabilidade e crescimento. Nós do GHT4 vemos com muito entusiasmo este movimento, que está totalmente alinhado à nossa tese”, comenta Rafael Cosentino, CEO do GHT4 Multi Family Office.
Com este movimento as companhias projetam dobrar a receita combinada de ambas em 2025.
“Entendemos que há uma grande oportunidade no mercado de saneamento com o novo marco legal. As tecnologias desenvolvidas pela Augen resolvem dores latentes neste segmento. Quando decidimos investir na companhia nós já visualizávamos espaço para um consolidador que endereçasse soluções para este mercado e agora, como Bio, não há dúvidas que vamos ser muito competitivos. É um belo movimento!”, explica Adriano Pitoli, Head do VC Gov Tech, investidor primário na Augen.
Sobre a Bio:
Scaleup brasileira de ciência e tecnologia aplicada a sustentabilidade, focada em pesquisa e desenvolvimento de produtos que se destinam a preservação e a melhoria da vida no planeta. Com 5 linhas de negócio, a companhia cresceu 40 vezes nos últimos 4 anos e se destaca pelo impacto que suas soluções causam na sociedade. Por intermédio destas soluções a Bio recupera mais de 60tn de fibras vegetais, trata mais de 270 milhões de litros d’água e recolhe mais de 160 mil litros de óleo em grandes ou pequenos derrames todos os meses. Com sede na cidade de Barra Mansa, onde produz sua linha Bioblue Response, a empresa conta com mais três fábricas, uma em Santa Catarina, uma no Paraná e outra no Espírito Santo. Premiada no mercado nacional e internacional, a Bio se credencia a liderar uma transformação sustentável na América Latina.
Sobre a Augen:
Augen Engenharia é uma empresa de engenharia e inovação fundada em 2018 e sediada em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Ela é especializada em soluções tecnológicas voltadas para o saneamento, com foco no monitoramento, controle e tratamento de água, efluentes e esgoto. A empresa utiliza tecnologias avançadas, como inteligência artificial e sistemas digitais, para otimizar o processo de tratamento de água, promovendo o que chamam de “Saneamento 4.0”.
Sobre o GHT4:
Sobre o GOV.tech:
O Fundo GovTech é um Fundo de Venture Capital gerido pela KPTL e Cedro Capital, que tem entre os seus cotistas importantes agências públicas de fomento e empresas de tecnologia e que investe em startups que desenvolvem soluções tecnológicas para serviços e desafios públicos.