História

A Biosolvit é uma empresa brasileira de inovação tecnológica focada na sustentabilidade, fundada oficialmente em 2014, mas com raízes que remontam à década de 1980. A empresa se destaca no desenvolvimento de produtos que utilizam matérias-primas renováveis e resíduos agrícolas, como garrafas PET, para criar soluções ambientais.

A trajetória da Biosolvit é marcada por desafios financeiros e a busca por investimentos. Em 2016, a empresa alcançou um marco significativo ao vender cinquenta mil unidades de xaxins em um mês, o que possibilitou sua participação em feiras importantes. Em 2017, a Biosolvit foi selecionada para um evento em Paris, onde apresentou sua tecnologia e aprimorou seu pitch, destacando o absorvedor de petróleo como seu principal produto.

A Biosolvit adota uma abordagem de inovação aberta através da plataforma Biocollab, colaborando com universidades e centros de pesquisa. A empresa tem expandido suas operações internacionalmente, com presença em países como México, Peru, Chile, Argentina, Estados Unidos e na Europa.

Os valores da Biosolvit incluem inovação, honestidade e a responsabilidade de preservar o meio ambiente. Com uma equipe dedicada e um compromisso contínuo com a inovação, a Biosolvit se posiciona como uma das scale-ups mais promissoras do Brasil, buscando fazer a diferença na vida das pessoas e no planeta.

Atualmente, A Biosolvit continua a se destacar no mercado, focando em inovação e sustentabilidade, e se consolidando como uma referência em soluções ambientais.

Somos BIO

Assim somos nós, a Biosolvit é uma empresa de ciência e tecnologia aplicada a sustentabilidade e está estruturada em três grandes áreas: pesquisa, desenvolvimento e tecnologia; Industrialização de produtos destinados à preservação da flora, através da Linha Biogreen, e a industrialização de produtos voltados à preservação e tratamento das águas, a partir dos produtos da Linha Bioblue.

A Bio tem por objetivo de tornar-se referência em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais provenientes de fontes renováveis. A maior fonte de inspiração é a natureza, onde a empresa reaproveita os materiais descartados como matéria-prima. A Bio vem se tornando pioneira na transformação sustentável e transmudando o nosso planeta a cada dia.

                   

Assim somos nós, a Biosolvit é uma empresa de ciência e tecnologia aplicada a sustentabilidade e está estruturada em três grandes áreas: pesquisa, desenvolvimento e tecnologia; Industrialização de produtos destinados à preservação da flora, através da Linha Biogreen, e a industrialização de produtos voltados à preservação e tratamento das águas, a partir dos produtos da Linha Bioblue.

O objetivo é tornar a Biosolvit uma referência em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais provenientes de fontes renováveis. Utilizamos da natureza como fonte de inspiração e reaproveitamos materiais descartados como matéria-prima. Assim somos pioneiros na transformação sustentável que vem tornando o nosso planeta um pouco a cada dia.

Missão • Visão • Valores

A missão da Biosolvit é fazer do planeta Terra um lugar melhor para viver. Este objetivo vem do entendimento de que todos precisam ter a responsabilidade diária de perseguir este propósito, independente do que aconteça.

 A Bio tem os seguintes valores como premissas

Inovação como principal vetor de crescimento

Capacidade humana como vetor de crescimento;

Desafiar impossibilidades;

Retidão e honestidade em todas as esferas de relacionamentos.

Projeto Germinar

A Biosolvit é idealizadora do Projeto Germinar, que atua junto a programas e entidades na recuperação de pessoas com dependência química, trabalhando efetivamente para retirá-las do vício, na sua reinserção na sociedade e na reintegração delas no mercado de trabalho, gerando oportunidades concretas de restabelecimento e crescimento.

O projeto Germinar tem por objetivo capacitar catadores de recicláveis em Barra Mansa e Volta Redonda, além de promover a autoestima e bem-estar dos participantes e seus familiares. O projeto busca fortalecer empreendimentos solidários na coleta seletiva de materiais recicláveis.

Guilhermo Queiroz, fundador e CEO da Bio, apoia à proposta por acreditar num mundo sustentável e solidário, onde as pessoas tenham melhores oportunidades de vida e se reconheçam como protagonistas da sua própria trajetória.

Coordenado por Edson dos Santos Ribeiro, terapeuta e conselheiro em dependência química, o trabalho é focado na inclusão social, com a realização de oficinas e rodas de conversa para identificar as potencialidades dos participantes.

Os encontros, que acontecem quinzenalmente, abordam conceitos socioambientais, destacando a importância dos catadores na regeneração do planeta.

Nossa Equipe

Guilhermo Queiroz

Vendedor e CEO

Fundador e idealizador da Biosolvit, responde como CEO da operação. Ex-franqueado do Grupo TOTVS por mais de 20 anos, foi o agente consolidador das operações da companhia nas regiões Sul Fluminense, Vale do Paraíba e Baixada Santista. Destacou-se neste período vencendo a Edição 2013 do Prêmio MPE Brasil, organizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e pelo Sebrae Nacional. Formado em Tecnologia da Informação pela FAA/RJ, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e especializado por Programas de Desenvolvimento Executivo no IBMEC/SP e na Fundação Dom Cabral/MG.

Wagner Martins

Bioblue Response – Diretor de operações

Biólogo detentor de 4 patentes, formado pela Fundação Dom Cabral no PDE – Programa de Desenvolvimento Executivo, Administração e Negócios. Co-Founder da empresa Biosolvit, Diretor Comercial e técnico mais de 10 anos, com um time de atuação em todo território nacional. Foi o precursor no desenvolvimento do absorvedor Ecofast, produto de absorção a partir de resíduos vegetais que está em 1° no ranking do instituto Cedre, sendo considerado o produto mais eficiente do mundo para absorção de petróleo e derivados, começou sua carreira atuando por 3 anos como técnico especializado na contenção e absorção de hidrocarbonetos em ambientes on e offshore

Brenno Hike

Bioblue MPF – Diretor de operações

Fundador e idealizador da MPF Filtros, é atualmente head da Divisão Bioblue MPF no grupo Biosolvit. Com 14 anos de atuação no segmento de filtro, com experiência em condução do plano estratégico de empresas, promovendo alterações na política da qualidade da empresa, recursos para a manutenção do Sistema da Qualidade, gerenciando e implementando novas técnicas/ferramentas estatísticas e de controle, realizando modificações de produtos e processos. Em 2020 foi notícias em diversos meios de comunicação referente a invenção de um liquido orgânico que elimina o vírus da COVID em suspensão ao ar. Formado nos cursos superiores de Automação Industrial (UTFPR) e Engenharia Elétrica (UP-PR) e pós-graduação Engenharia da Produção (UFPR).

Demétrius Vieira

Diretor de Indústria

Responsável pelas indústrias da Biosolvit, desde 2020. Sua trajetória se iniciou na indústria de transformação metálica, onde atuou por 13 anos como gerente de manutenção desenvolvendo equipamentos para transformação de materiais metálicos, e posteriormente na indústria de construção modular por 15 anos como diretor industrial, operando em projetos no Brasil e exterior. Graduado em Engenharia Mecânica em 2002 pela FOA-VR, graduando em 2027 em Administração de Empresas pela UNIP, e habilitado em Yellowbelt pela FMRS Consultoria

Carolina Queiroz

Diretora de Marketing e Comunicação

Diretora de Marketing e Imagem na Biosolvit desde 2014, onde coordena as ações de mercado e reputação da empresa, desenvolvendo ações do marketing institucional em geral, elaboração de planos estratégicos e fortalecimento da marca. Destacou-se administradora da Incubadora de Empresas de Santos, entidade mantida pela Associação Comercial de Santos em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sebrae. Formada em administração de empresas em 2004, cursou a pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing na FAI, em Santa Rita do Sapucaí-MG.

Ângelo Guerra

Biogreen e Novos Negócios – Diretor de operações

Ex-atleta profissional de futsal da Seleção Brasileira, disputou o Mundial de 2004 em Taipei. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Em 2010 fundou a Ebios Tecnologia e na sua trajetória do empreendedorismo tem a conquista da menção honrosa como Empreendedor do Ano pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em 2013 e finalista do Prêmio MPE Brasil 2014. Como CEO da Ebios Tecnologia conduz a empresa que é referência em isolamento térmico e acústico nos segmentos Automotivo e Construção Civil.

Rodrigo Marcon

CFO

Responsável pela estratégia financeira e pelo compliance da companhia. Iniciou sua carreira corporativa na Totvs como estagiário, onde trabalhou por cerca de 10 anos. Lá teve a oportunidade de contribuir em diversas áreas, dentre elas Desenvolvimento e Implantação de Software, criação do PMO da empresa e, por fim, como responsável pela área de Planejamento Estratégico e Financeiro.
Entre 2010 e 2020 Rodrigo atuou como CFO e Head da MCLC4, Familly Office de Laercio Cosentino, fundador da Totvs. Na MCLC4 foi responsável pelas áreas admirativas, financeiras e pela gestão de todas as classes de ativos. Em 2019 coordenou o processo de investimento da MCLC4 na Bio, sendo destacado para assumir uma cadeira no Conselho de Administração, atuando como presidente do conselho de 2019 a 2024.
Também foi CFO da Mendelics (uma das investidas da MCLC4) e, desde 2024 integra o time de executivos da Bio.
É Cientista da Computação, com Pós-graduação em Gestão de TI.

Gustavo Gonçalves

Diretor de Produto e Inovação

Gustavo, atua como diretor de pesquisa e desenvolvimento da Biosolvit desde 2023. Destacou-se como coordenador do projeto intitulado “Estudo da reciclagem de materiais poliméricos oriundos da empresa Vale” no que atuou por mais de 10 anos, desenvolvendo um processo químico que degrada quimicamente garrafas do tipo PET’s pós consumo para produção de uma resina supressora de poeira, que hoje é utilizada na empresa Vale em diversos setores como: vagões, pilhas de minérios, coprodutos e vias não pavimentadas. Esse processo químico foi patenteado em mais de 25 países e a primeira patente Verde da Vale. Na Biosolvit coordena um time multidisciplinar de pesquisadores em diversas áreas como: engenharia, química e biologia. Tendo como foco o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de biotecnologia e sustentabilidade. Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na qual concluiu o seu mestrado e Doutorado na área de Química Inorgânica com ênfase em ciências dos materiais.