Quem Somos

SOBRE NÓS

Somos uma empresa de biotecnologia aplicada à sustentabilidade. Nosso negócio está atualmente estruturado em três grandes áreas: pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, industrialização de produtos destinados à preservação da flora e industrialização de produtos destinados à preservação das águas.
A amplitude dos nossos negócios nos confere um diferencial de verticalização que nos torna muito competitivos nos mercados em que atuamos, e a busca por inovação está em nosso DNA. Esta vertente é facilmente reconhecida através de nossos produtos, que se destacam pela eficiência e custo perante os nossos concorrentes.

Reproduzir vídeo

NOSSOS VALORES

CLIENTES E PARCEIROS

PRÊMIOS

Atlantic Awards

A Biosolvit foi vencedora da edição 2018 do Atlantic Awards organizado pela Atlantic Hub para conexão entre os ecossistemas de inovação brasileiro e português.

100 Startups to Watch

A Biosolvit foi considerada por 2 anos consecutivos como uma das 100 startups mais promissoras do país.

100 Open Startups

Por 2 anos consecutivos a Biosolvit figurou no ranking das 100 open startups, aparecendo em 2018 como Top 5 Materials e em 2019 como Top 10 Environment.

bio latin conference

A Biosolvit foi considerada a melhor startup a se apresentar na convecção Bio Latin America 2018.

grands prix

Fomos finalistas do Grands Prix de l’Innovation de Paris em dezembro de 2018 na categoria Moonshot 2040 concorrendo com mais de 700 empresas globais. 

global pitch

Fomos ganhadores do Global Pitch da Dealmatrix de Vienna em dezembro de 2018 e ficamos na terceira posição global, tendo sido a empresa destaque na categoria Our Planet.

100 startups to watch 2019

A Biosolvit foi considerada por 2 anos consecutivos como uma das 100 startups mais promissoras do país.

top_10

top10 ranking environment 2019

Fomos ranqueados como uma das 100 Open Startups nos anos de 2018 e 2019. 

225_awards

Startups Connected 2019

Em evento realizado pela AHK – Câmara Brasil-Alemanha – a Biosolvit sagrou-se vencedora no Desafio BASF de economia circular.

startup world cup

Vencemos a Etapa Brasil do Startup World Cup que nos levou a San Francisco/CA, USA, para representar o Brasil em competição com outras 40 startups representando os maiores países e centros de inovação do Mundo. Fomos reconhecidos como uma das 12 melhores startups do mundo.

5d3f09295e79c

Desafio IGLOO – Ibrachina

A Biosolvit foi a grande vencedora do Desafio IGLOO Ibrachina 2019.

AMCHAM ARENA

Fomos campeões da final nacional do Amcham Arena 2019.

Print

Bluebio Value 2019

A Biosolvit foi condecorada com o prêmio de startup com a melhor proposta de preservação dos oceanos no mundo em um programa de aceleração organizado pela Fundação Oceano Azul, Fábrica de Startups Portugal e Fundação Calouste Gulbenkian.

south summit

Somos vencedores da edição 2019 do South Summit Sustentabilidade de Madrid e disputamos em outubro de 2020  a grande final da premiação.

unicorn battle

Fomos vencedores da edição South América da Unicorn Battle 2019 e vencedores como a melhor startup das américas na competição que ocorre anualmente no Vale do Silício e este ano ocorreu remotamente. Foram 63 países representados, mais de 4000 startups inscritas e 53 finalistas. Nós ficamos com o segundo lugar global e fomos a maior pontuação histórica de uma startup ao vencer a final americana.

FIESP_225

Prêmio FIESP de Mérito Ambiental

A Biosolvit foi agraciada com o Prêmio Mérito Ambiental da FIESP, Federação das Industrias do Estado de São Paulo, em 2019.

LINHA DO TEMPO

2014 - Fundação

A Biosolvit é fundada com o objetivo de fazer pesquisa e desenvolvimento de novos materiais utilizando fibras vegetais descartadas no processo de produção do palmito em conserva.

É lançado o primeiro produto da empresa, o Xaxim de Palmeira, entregue a alguns amigos e aos primeiros clientes para validação.

 A empresa conquista seu primeiro cliente.

2016 - novas pesquisas

A empresa lança o seu segundo produto, o Substrato para tipos de plantas.

No mesmo, a Biosolvit intensifica as suas pesquisas e é dado início ao planejamento para criação de duas linhas de produtos, uma com foco na jardinagem doméstica e outra com foco na remediação de acidentes com petróleo, uma vez que naquela altura o Absorvedor Natural Bioblue já era uma realidade e vinha sendo testado com enorme sucesso em escala laboratorial.

2018 - reconhecimento

Com o sucesso da missão à França, os sócios àquela altura, Guilhermo e Wagner, decidem que é hora de trazer um novo sócio para a empresa. Teria que ser alguém que tivesse experiência na indústria, capacidade de investimento e acesso à matéria-prima. Assim, logo em março, foi celebrado o acordo que trazia mais um co-fundador para a empresa.

Com a chegada do sócio Edson Fantini, é dado início à construção da primeira fábrica da empresa, na cidade de Porto Belo/SC, em uma localidade muito favorecida em termos de acesso à matéria-prima, pois a maior produção de palmito cultivado do país está dentro de um raio de 100km da fábrica.

A Biosolvit inicia a sua trajetória de participação em inúmeros eventos de startups, se destacando desde o primeiro evento e se tornando uma das startups mais premiadas do país, senão a mais premiada. Entre os prêmios vencidos em 2018, destacam-se o Atlantic Awards, Bio Latin Conference e Startup World Cup Etapa Brasil. Além dos prêmios, veio o reconhecimento, pois a empresa foi destaque na Edição “100 Startups to Watch” da Pequenas Empresas Grandes Negócios, além de ter sido mencionada em inúmeras publicações, principalmente relacionadas à sua presença no Fórum Mundial da Água ocorrido em Brasília.

Durante o ano de 2018 a Biosolvit participa do CONECTA, programa de aceleração conduzido pela Fundação Dom Cabral e patrocinado pela CNT, Banco BMG UpTech e Bossanova Investimentos. Nesta oportunidade, a empresa se destaca e ganha, além de um investimento pré-seed, uma aceleração na Plug and Play Tech Center, no Vale do Silício na Califórnia.

Paralelamente, durante um evento novamente na França, a petrolífera TOTAL pede testes do Absorvedor Natural Bioblue no Instituto Cedre e o resultado é muito melhor do que o esperado: O Absorvedor Natural Bioblue conquista o posto de produto mais eficiente do mundo para absorção de petróleo!

2020 - estruturação

2020 foi o ano de estruturação da companhia, dos “hard skills” da empresa, com a inauguração da segunda fábrica na cidade de Barra Mansa/RJ, focada na produção da linha Bioblue, deixando a produção da Biogreen em Porto Belo/SC. 

Também foi o ano da formação do time de executivos da empresa e o ano em que a empresa passou, pela primeira vez, da marca de R$ 1M em receitas em um trimestre. No ano de 2020 a Biosolvit cresceu 353%, mesmo em um ano desafiador e com mercado em retração.

Para finalizar, foi o ano das premiações internacionais. A Biosolvit venceu o South Summit de Sustentabilidade em Madrid e também a Unicorn Battle, se tornando a startup #1 do continente na maior competição online de startups.

2015 - PRIMEIRO PRODUTO

A empresa apresenta pela primeira vez o seu produto, Xaxim de Palmeira, ao mercado. Isto ocorre na ENFLOR Garden Fair em Holambra, interior de São Paulo.

A empresa passa pela primeira vez da marca de 10 clientes e, ao longo do ano, mais de 2000 pessoas já têm o Xaxim de Palmeira para cultivar suas plantas em casa.

2017 - nasce uma startup

Nasce o conceito das duas linhas de produtos com a aquisição de equipamentos e da marca Bioblue. A Biosolvit permanece focada em Pesquisa e Desenvolvimento, mas agora as linhas de produto são divididas em duas marcas: Biogreen, para jardinagem doméstica; e Bioblue, para produtos de absorção e contenção de petróleo;

A Biosolvit se descobre como uma STARTUP, conceito novo naquele momento, e aprende a fazer o seu pitch durante um programa de aceleração do Sebrae chamado Prointer Biotec.

Em dezembro de 2017 a Biosolvit é selecionada em um grupo de 14 startups para uma missão à França, com o objetivo de fazer conexões com o mercado francês apresentando suas soluções a investidores e potenciais clientes.

 

2019 - primeira fábrica

Os prêmios e o reconhecimento continuam, com a Biosolvit conquistando o Grands Prix de l’Innovation de Paris na Categoria Moonshot 2040, sendo considerada uma das 12 melhores startups do mundo na Startup World Cup Finals em São Francisco e vencendo o Prêmio Mérito Ambiental da FIESP. Estas premiações trouxeram visibilidade e, acima de tudo, credibilidade à empresa, que passou a figurar como uma opção interessante para alguns dos principais fundos de investimento do país.

Em julho de 2019 a primeira fábrica da empresa é inaugurada e as vendas em maior escala começam a acontecer.

Em novembro, com o objetivo de dar sustentação ao crescimento da companhia, é celebrado um acordo de investimentos com a MCLC4, Family Office da família Cosentino, de Laércio Cosentino, fundador da TOTVS.

2021 - bioblue ecofast

Esta e a história em construção. A Biosolvit vem crescendo no mesmo ritmo de 2020. No primeiro semestre o crescimento foi de 351% e a companhia vem se estruturando fortemente no mercado nacional.

Também é o ano das primeiras vendas no mercado internacional, já que duas remessas de produtos da linha Biogreen acabam de chegar nos EUA e na Espanha.

E agora, como grande notícia para o segundo semestre, está sendo lançada a nossa linha Bioblue ECOFAST, a linha mais eficiente do mundo para remediação de acidentes com petróleo. O lançamento ocorre entre os dias 16 e 19 de agosto em Houston/TX, durante a Offshore Technology Conference.