Mais de 600 empresas participaram da edição 2023 da Macao Young Entrepreneur Incubation Centre. O cofundador da Beyond Expo, Jason Ho Kin Tung, disse que espera já no próximo ano um número maior de projetos de países lusófonos além de Portugal e do Brasil, mercados onde o ecossistema para startups já está mais maduro. Também revelou: “Até 2026, queremos que, quando o mundo quiser conhecer a inovação tecnológica na Ásia, venha à Beyond Expo”.
A visita de representantes de empresas de inovação tecnológica dos países de língua portuguesa à Grande Baía – Vale do Empreendedorismo Juvenil de Hengqin-Macau, foi organizada pela direção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico. Foram dois dias de intenso intercâmbio e possibilidades de promoção no mundo dos negócios de ciências e inovações tecnológicas.
Durante a visitação, o diretor do Gabinete de Desenvolvimento Econômico do Distrito de Cooperação de Shenzhen, Li Ziwei, disse que com a integração de Qin e Macau, a Zona de Cooperação de Shenzhen introduziu sucessivamente políticas para otimizar o ambiente de negócios, promover a cooperação científica e tecnológica sino-portuguesa e as trocas econômicas e comerciais. “Esperamos concretizar mais projetos em países de língua portuguesa para acolher conjuntamente oportunidades de negócios para cooperação”.
Na ocasião, o diretor administrativo do Zhuqin Center, Wu Qing, apresentou detalhes sobre a primeira plataforma internacional de intercâmbio e transferência de tecnologia de nível nacional implantada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia na área da Grande Baía. “A plataforma portuguesa de ciência e tecnologia visa criar uma base nacional de formação de talentos para transferência de tecnologia e reunir os recursos de inovação tecnológica da China e dos países de língua portuguesa”.